Quantos dias da semana você precisa malhar para notar resultados?

Não adianta correr três horas em um dia e ficar quatro dias parado. O segredo é a consistência

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 (Pxhere/Divulgação)

2018 chegou junto com uns quilos extras. E, dentro deste pacote, estão também as promessas de ano novo que giram em torno daquele desafio de sempre: ter hábitos mais saudáveis, praticar mais exercícios, começar uma dieta, abandonar alguns vícios…

Você até começa a primeira semana bem, mas logo desanima quando se olha no espelho e não enxerga um resultado (milagre) alcançado.

Então desiste daquela vida de influencer fitness para voltar aquele ritmo de outros anos.

Mas, para os mais ansiosos, um aviso: exercícios precisam ser regulares para ter verdadeiro resultado.

Quem dá a letra é Chris Jordan, especialista em fisiologia do exercício e responsável pela rotina de exercícios febre da internet no momento, oficialmente chamada de Johnson & Johnson Official Seven Minute Workout”, baseada na técnica de treino por intervalos.

O método foi idealizado para simular os efeitos de uma longa corrida de bicicleta ou exercício de cardio em apenas alguns minutos de exercício. Em contrapartida, precisa ser realizado regularmente — de três a cinco vezes por semana.

O método foi corroborado por um estudo da American Heart Association, que descobriu a relação entre melhores resultados cardiológicos com pessoas que realizam exercícios físicos de quatro a cinco vezes por semana.

O estudo dividiu 53 adultos entre dois grupos: um se exercitou de maneira supervisionada durante dois anos de quatro a cinco vezes por semana, enquanto o segundo realizou atividades como yoga e de postura.

Ao final, o grupo de que realizou as atividades de maior intensidade mostrou melhoras no desempenho cardiológico.

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 (Pxhere/Reprodução)

A dica de realizar exercícios com frequência serve tanto para quem procura resultados físico, como músculo definidos, ou para quem quer melhoras psicológicas, como mais disposição e energia.

Especialista no assunto — como Jordan — ainda recomendam mesclar exercícios de cardio com treinos de resistência.

“Mas para atingir um resultado, consistência é a chave”, finaliza o especialista.