Sono fitness: a aula para dormir que queima calorias

Chamada de Napercise, a atividade consiste em 15 minutos de alongamentos e 45 minutos de sono profundo no meio do dia

(David Lloyd/Divulgação)

Recentemente, um estudo comprovou que o café pode atrapalhar sua produtividade, pois interfere na boa qualidade do sono.

E parece que, cada vez mais, o mundo percebeu a importância de uma boa soneca para levar uma vida melhor — pelo menos, mais tranquila e saudável. Tanto que a rede de academias britânica David Lloyd desenvolveu uma aula, digamos, reparadora.

Após uma pesquisa revelar que 86% dos pais ingleses sofrem de fatiga, a academia lançou a Napercise. Uma aula em uma sala fechada e escura, onde uma turma vespertina se junta para realizar a mais prazerosa das atividades: dormir.

A aula foi pensada para pais e mães cansados. Mas ela também é aberta para quem sente falta de boas noites de sono!

O “treino” consiste em uma soneca de 45 minutos feita em um ambiente controlado com camas individuais, sons “atmosféricos” e temperatura que estimulam a queima de calorias,. Antes disso, tem 15 minutos de aquecimento para fazer alongamento.

No total, são 60 minutos de puro relaxamento no meio do dia.

Apesar de parecer uma esquete de Monty Python, a aula tem embasamento científico. Em 2011, a americana Allegheny College constatou que quem dorme após o almoço apresenta melhores resultados ao lidar com stress.

Já um estudo da Universidade de Berkley (Califórnia) concluiu que uma soneca durante o dia aumenta a capacidade de aprendizagem.

Por enquanto, a aula só está disponível na unidade David Lloyd, em Londres. Porém, se a moda pega, a novidade chega ao Brasil em um piscar de olhos.