9 aplicativos que não precisam de internet

As viagens no metrô lotado e o trânsito dentro do ônibus estão superados

google-drive-app-sem-internet-vip

 (Drew Angerer/Getty Images)

As conexões mobile no Brasil são 4G, mas todos sabem que nem toda a modernidade do mundo consegue manter a rede estável em um metrô lotado ou em algum show abarrotado.

A sensação de ver uma página não carregando é uma das piores do mundo moderno. Pior ainda quando toda a sua distração durante o translado depende da conexão móvel.

Para garantir seu conforto — ou distração — em seus trajetos diários, selecionamos alguns aplicativos que não demandam internet (ou que funcionam perfeitamente sem ela). Assim, você deixa de ser um caçador de sinal ou mesmo um mendigo de wi-fi.


Spotify

 (Divulgação/Revista VIP)

Esse ai é padrão, mas não custa lembrar da funcionalidade, que está restrita aos clientes premium. No plano, é possível salvar 3.000 músicas offline, e o usuário precisa se programar para utilizar uma rede wifi para salvá-las no aparelho.

 

iCruzadinha

 (Divulgação/Revista VIP)

Fazer palavras cruzadas é uma terapia. Então, enquanto estiver em um ônibus lotado, entre no aplicativo e seja feliz. Sem muitos rodeios, o programa é como aquela sua revistona antiga, com diversos níveis e uma seleção interessante de “charadas”.

O app tem cinco níveis, incluindo um modo que junta perguntas difíceis com fáceis. Além disso, tem função de ajuda na hora das perguntas mais esdrúxulas.

 

FeedMe (Android) Newsify (iOS)

 (Divulgação/Revista VIP)

Se você usa um feed de notícias para se inteirar das notícias mundiais em um único lugar, vai amar estes dois aplicativos. Antes de sair de casa, basta sincronizá-los em uma rede wifi e baixe as novas manchetes do dia. Aí, quando estiver na rua, você terá um scroll infinito e sem gastar seu pacote de dados.

 

Google Drive

 (Divulgação/Revista VIP)

Outro aplicativo que requer certo planejamento para ser usado offline. O drive pode ajudar quando você precisa dar um toque final em um documento, ou fazer uma correção em cima da hora.

Para habilitar a função, selecione o documento que pretende usar offline. Feito isso, qualquer alteração será salva no celular e automaticamente levada para nuvem quando encontrar alguma rede de wifi disponível.

 

Dots

 (Divulgação/Revista VIP)

Design e jogabilidade simples são a chave do jogo. Esqueça por um momento letras, números e horário. No Dots é preciso apenas conectar bolinhas vizinhas da mesma cor. O tipo de jogo para ativar o lado zen e esquecer dos atrasos do trajeto.

 

Sygia GPS Navigation

 (Divulgação/Revista VIP)

GPS é uma função primordial para andar na cidade. Porém, em grandes metrópoles, muitas vezes o sinal é traiçoeiro e provoca erros de trajeto. Com o Sygia não existe esse problema: ele funciona como um GPS tradicional, mas com mapas baixados previamente, evitando quedas de sinal.

O app é de graça e, quando baixado, traz a opção de download de dois estados. O mapa do mundo custa U$50 e traz referências visual para o usuário.

 

Unblock Me

 (Divulgação/Revista VIP)

Lembra do jogo Hora do Rush, que o objetivo era tirar o carrinho vermelho do transito? O Unblock Me é basicamente o mesmo jogo, mas sem a temática urbana. Resolva os desafios de lógica e tente tirar o bloquinho colorido do labirinto caótico.

 

Wikipedia Encyclopedia Online

Você com certeza já escutou todo o tipo de críticas sobre a Wikipedia, com muitas informações imprecisas e artigos confusos. Mas mesmo assim, secretamente, acaba usando a enciclopédia online para iniciar uma pesquisa ou ao menos ter um ponto de partida. Por isso ou por pura curiosidade, o app online do site é ótima pedida quando faltar internet.

 

Pocket

 (Divulgação/Revista VIP)

Naquele vem e vai do feed durante o dia, muitas vezes você passou por algum site e se interessou no tema. Porém, ao carregar a página e ver o scroll infinito de texto, desistiu da leitura ou salvou o link para ler depois.

O Pocket chega para forçá-lo a colocar suas leituras em dia: é só jogar o link do texto no aplicativo que ele baixa a página no celular para ser acessada offline. E pode ser lida em qualquer lugar, do metro na hora do rush até no modo avião durante a ponte aérea.