Adobe VoCo: programa faz você ter a voz que quiser

No novo programa desenvolvido pela Adobe, com 20 minutos de fala você poderá colocar palavras na boca de quem quiser. Entenda o software

Quando a Adobe lançou o Photoshop em 1990, muitos puristas começaram a questionar o programa e sua capacidade de modificar e até falsificar fotos. Em 2016, estamos perto de viver essa situação novamente, mas agora com programas de audio. Culpa novamente da Adobe, que anunciou seu novo software, o VoCo, o “Photoshop do som”.

Durante a conferência da marca, o funcionário da Adobe, Zeyu Jin demonstrou as funcionalidades do programa alterando uma frase do comediante Keegan-Michael Key. Inicialmente a frase dizia que ele havia levantado da cama e beijado seu cachorro e mulher, só que nas mãos do programa, a frase se tornou “eu beijei Jordan (seu amigo e dupla de comédia) três vezes”, tudo isso em apenas alguns toques no teclado.

O programa detecta as frequências de cada palavra e cria abaixo do gráfico sonoro a frase sendo dita. Para modificar palavras ou até uma frase inteira, é preciso apenas digitar o que quer e o VoCo faz o resto. Segunda a empresa, o software precisa de uma amostra de 20 minutos de voz para que crie um sample, que então pode ser modificado livremente.

QUESTÕES ÉTICAS

Apesar de revolucionário, o VoCo já vem sendo alvo de críticas. Muitos especialistas afirmam que a Adobe ignora a questão ética, uma vez que o programa pode colocar palavras na boca de figuras públicas.

A própria Adobe já declarou estar ciente dos problemas, e diz estar desenvolvendo maneiras de transformar o programa em uma plataforma livre de plágio e desonestidades em geral

Na verdade estamos pesquisando maneiras de prevenir falsificações. Algo como uma marca d’água. Como estamos tendo resultados cada vez melhores e difíceis de distinguir entre o que é falso e o que é verdadeiro, estamos trabalhando duro para fazer isso detectável.

Zeyu Jin, sobre falsificação de voz no VoCo

adobe-voco-tecnologia

Segundo a empresa, o foco principal do software é para criadores de podcasts ou e-books, que com ele poderão realizar edições e adicionar frases aos seus produtos sem precisar realizar novas gravações. A Adobe ainda não declarou se vai lançar o VoCo para o público.