[Ideias VIP] Conheça o seu próximo chuveiro

Uma startup mostrou que é possível inovar em algo tão trivial e pretende revolucionar a sua forma de tomar banho

Nebia Chuveiro

(Nebia/Divulgação)

O mundo cada vez mais digitalizado trouxe muitas mudanças e abriu diversas oportunidades para quem desafiar todas as formas de serviços e produtos.

A que vou dividir com você aqui desta vez é a reinvenção do banho.

Em 2014, Philip Winter e mais dois amigos fizeram a eles próprios uma pergunta: podemos criar uma experiência melhorada e ainda economizar 70% no consumo de água?

É isso que faz o chuveiro Nebia (névoa em italiano): reduz o gasto médio de água por banho de 75 litros para 22 litros.

O site do produto tem uma calculadora de quanto você pode economizar em água e aquecimento ao longo do tempo.

O grande desafio foi criar um equipamento que combinasse o apelo ambiental com uma experiência nova e um design elegante.

Nebia Chuveiro

A sensação de tomar banho usando um Nebia é a mesma de você estar em uma sauna úmida. Por meio de uma tecnologia de microgotejamento, é criada uma verdadeira “névoa” de água que envolve seu corpo ao mesmo tempo em que o volume de água usado é muito menor.

O equipamento funciona no lugar de qualquer chuveiro comum que use aquecimento externo e o acabamento é muito interessante.

O mais bacana dessa história é como sujeitos sem nenhuma experiência industrial usaram a internet para captar mais de 3 milhões de dólares para colocar sua ideia na rua.

Eles usaram o site de crowdfunding Kickstarter para iniciar uma campanha que buscava levantar modestos 100 mil dólares.

No fim de algumas semanas, mais de 8,5 mil pessoas apostaram no projeto. Em 2016 o produto foi finalmente lançado.

Todo esse sucesso atraiu a atenção da mídia e, posteriormente, a do CEO da Apple, Tim Cook, e a do chairman do Google, Eric Schmidt, que também viraram investidores da empresa.

A história deixa claro que qualquer produto ou serviço pode ser desafiado. Basta ter um sonho e suar (muito) a camisa para executá-lo.

O mundo digital à nossa volta está aí para todos se beneficiarem.