Microsoft desenvolve controle de Xbox para quem tem mobilidade reduzida

Pensando em atender gamers com dificuldade motora, a companhia divulgou as primeiras versões adaptadas do joystick de seu principal console

Xbox Adaptive Controller,

 (ANITH/Reprodução)

A Microsoft divulgou nesta quinta-feira (17), as primeiras imagens do Xbox Adaptive Controller, uma versão do controle de Xbox que promete ajudar pessoas com problemas motores ou de mobilidade. 

Pensando em inclusão, a empresa se reuniu com a AbleGamers e a Cerebral Palsy Foundation, duas gigantes do ramo, para criar um joystick “descontruído”, que é desmontado e separa os pequenos comandos em plataformas maiores e fáceis de apertar. 

Ainda que os acessórios do Xbox One e DualShock 4 sejam bastantes elogiados, a motivação da companhia foi levar o acesso aos games a todas as pessoas, sem exceção. 

O Adaptive Controller não só proporciona a experiência dos jogos digitais, como também estimula movimentos.

 

A boa causa

Paciente mobilidade XBOX

 (Engadget/Reprodução)

O Hospital Craig, no Colorado, especializado em reabilitar pacientes com traumas na medula espinhal e no cérebro, resolveu usar a novidade durante os tratamentos.

Segundo os próprios envolvidos na experiência, os controles originais do Xbox exigem que as mão façam pressão para apertar os botões – algo que se torna difícil para eles.

Com o componente adaptado, pessoas com dificuldades de movimento podem jogar literalmente qualquer jogo, o que os permite jogar entre si e com seus familiares.

Para os realizadores que levam a acessibilidade dos games aos jovens com mobilidade restrita, a ideia tem um papel social importante.

Além do design facilitador, outro diferencial do dispositivo adaptado são as 19 entradas USB, que permitem ao usuário colocar quantos acessórios forem necessários até que experiência fique confortável.

Até mesmo pedais são utilizados, caso as restrições motoras sejam menores nos membros inferiores.

A Microsoft prometeu aprimorar os sistemas em breve para continuar o projeto de inclusão a todos os gamers fãs de Xbox.

 

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s